HISTOPLASMOSE

Aplicação: Histoplasmose é uma micose sistêmica causada por um fungo dimórfico, o Histoplasma capsulatum, do qual duas variedades têm sido descritas: o Histoplasma capsulatum var. capsulatum e o Histoplasma capsulatum var. duboisii. Em indivíduos imunocompetentes, este fungo, usualmente, causa infecção autolimitada ou localizada; infecção disseminada ocorre, em geral, em imunodeprimidos. O SNC pode estar acometido isoladamente, ou seja, sem evidências clínicas da infecção em outros sítios ou, mais comumente, como foco de disseminação hematogênica a partir de outros órgãos. A prevalência varia também com a área geográfica considerada, chegando a 29 % em uma série de casos fatais de histoplasmose disseminada, estudados por necropsia. As formas de apresentação clínica no SNC relatados na literatura são: histoplasmoma, que se comporta como uma lesão ocupando espaço no encéfalo; meningite crônica, muito similar àquela vista na tuberculose, podendo ocorrer isoladamente ou como foco de disseminação; êmbolos sépticos associados a endocardite e, mais raramente, encefalite.

Sinonímia: PCR para Histoplasma capsulatum.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).

Volume mínimo: 1,0 mL.

Acondicionamento: Tubo plástico de transporte estéril. Enviar o líquor congelado ou refrigerado. Evitar qualquer tipo de manipulação do material coletado. Não adicionar nenhum tipo de conservante ou aditivo químico ao material.

Preparo do paciente: Não necessário. Se possível, informar medicações em uso pelo paciente e resultados de exames anteriores.

Método: PCR Qualitativo para DNA de Histoplasma capsulatum.

Interferentes: Amostras hemorrágicas, processos inflamatórios bacterianos e fúngicos.

Valores de referência: Negativo.

Liberação: em construção 

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp