PAINEL MOLECULAR PARA MENINGOENCEFALITE

Aplicação: A meningite afeta mais de 1,2 milhões de pessoas e a meningite bacteriana causa 120.000 mortes no mundo a cada ano. Ela geralmente afeta as pessoas saudáveis, mas os fatores ambientais e condições imunocomprometidos (devido, por exemplo, ao HIV ou quimioterapia) são riscos significativos. A meningite pode causar danos cerebrais, perda auditiva, cegueira e morte. Os sintomas podem aparecer de repente e evoluir rapidamente, por isso que o diagnóstico rápido é fundamental para os resultados dos pacientes. No entanto, devido a sintomas que se sobrepõem, a rápida identificação dos agentes causadores não é possível com base em indicações clínicas.

Agora, o único FilmArray® ME Panel é o primeiro sistema a ser capaz de testar simultaneamente 14 patógenos em uma única amostra de liquor. Isto fornece identificação precisa com uma rápida resposta, ajudando os médicos para assegurar rapidamente os cuidados adequados. O FilmArray® ME Panel pode contribuir para uma melhor gestão da resistência antimicrobiana, evitando o uso desnecessário de antibióticos, reduzindo a duração das estadias hospitalares e diminuir os custos, e reduzir a mortalidade e morbidade do paciente devido à meningite. 

Este Painel contempla a Pesquisa de Bactéria,  Vírus e Fungos pela técnica de PCR Multiplex. (Escherichia Coli K1, Haemophilus influenzae, Listeria monocytogenes, neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus agalactiae, Parechovírus, Enterovírus, Citomegalovírus, Varicela Zoster Vírus, Herpes Simples 1 e 2, Herpes 6, Cryptococcus neoformans/gatti. 

Sinonímia: PAINEL MENINGOENCEFALITE NO LIQUOR.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).

Volume mínimo: 2,0 mL.

Acondicionamento: Tubo plástico de transporte estéril. Enviar o líquor congelado ou refrigerado. Evitar qualquer tipo de manipulação do material coletado. Não adicionar nenhum tipo de conservante ou aditivo químico ao material.

Preparo do paciente: Não necessário. Se possível, informar medicações em uso pelo paciente.

Método: PCR Multiplex.

Interferentes: Amostras hemorrágicas. 

Valores de referência: Negativo.

Liberação: Até 2 dias úteis após recebimento da amostra.

Voltar ao topo