CITOLOGIA DIFERENCIAL

Aplicação: A contagem diferencial de células e outros elementos é realizada em todas as amostras de líquido cefalorraqueano. A população celular normal do líquido cefalorraqueano é formada de linfócitos e monócitos. Em processo inflamatórios observamos alterações quantitativas e qualitativas que podem indicar a etiologia da doenças. Nas leucemias e linfomas não Hodgkin realiza-se a pesquisa de blastos em razão da probabilidade de comprometimento das leptomeninges e do SNC nessas doenças, de modo similar ao que ocorre em outras neoplasias malignas. A citologia diferencial por micróscopia ótica comum é o padrão-ouro para o exame diferencial de populações celulares no líqido cefalorraqueano.

Sinonímia: Contagem global, citometria global.

Material: Líquido cefalorraqueano (líquor, LCR).

Acondicionamento: Não refrigerar por mais de 2 horas (até 80C). Após a coleta enviar imediatamente ao SEL em recipiente refrigerado mas sem contato direto do frasco com gelo.

Preparo do paciente: Não necessário.

Método: Exame por microscopia ótica do sedimento preparado por citocentrifugação e corado por corante de Leishman ou panótico.

Interferentes: Refrigeração por mais de 2 horas, adição de conservantes.

Valores de referência: Até 3 células/mm3 e ausência de eritrócitos. As células encontradas no liquor normal são linfocitos e monocitos, independentemente da idade. Em recém-nascidos com até 30 dias de vidas podemos observar até 15 eritrócitos/ mm3 também com predomínio de linfocitos e monocitos. É frequente observar-se predomínio de monocitos nessa faixa etária e o encontro de macrófagos eritrófagos é compatível com a normalidade.

Exames relacionados: Citologia global, pesquisa de células neoplásicas, pesquisa de macrófagos, citometria de fluxo.

Freqüência de execução: Diária.

Liberação: Imediata após a execução.

Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp