MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS COVID-19 (NOVO)

MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS COVID-19 (NOVO)
24/05/20


Desde dezembro de 2019, quando foi oficialmente descrito o primeiro caso de COVID-19 em Wuhan (China), a comunidade científica no mundo inteiro tem buscado conhecer melhor esse novo vírus, para entender a sua capacidade de mutação, letalidade e principalmente trabalhando em pesquisa e desenvolvimento de medicações e uma vacina efetiva para o tratamento e controle dessa pandemia. Vários estudos clínicos estão em andamento e à medida que forem sendo publicados, estaremos mais embasados para criar um protocolo seguro e eficaz no combate ao novo Coronavírus. 

Diversos são os sintomas do COVID -19, dentre eles tosse, febre, coriza e insuficiência respiratória. O mecanismo fisiopatológico do Sars-Cov2 é muito semelhante aos outros coronavírus, devido a uma grande semelhança genômica (SARS-CoV2 tem 82% semelhança com o SARS-CoV).

O SARS CoV2 pertence à família do Coronavírus. São vírus de RNA de fita simples que possuem uma estrutura envelopada de proteínas em forma de coroa, daí surgiu este termo “coronavírus”. A proteína Spyke é uma das principais proteínas responsáveis pela adesão do vírus aos receptores celulares dos tecidos invadidos.

Pouco se sabe sobre a fisiopatologia específica do COVID-19. Alguns autores tem descrito uma teoria da ação direta do vírus no SNC que pode comprometer as células da glia. Há ainda uma hipótese do comprometimento do SNC ser devido a um intenso processo inflamatório autoimune desencadeado pelo vírus, mas sem a presença do mesmo no SNC, evento esse chamado por “Cytokine Storm” ou seja, uma tempestade de citocinas inflamatórias no SNC ocasionando os sintomas neurológicos. 

O Neurotropismo é uma característica dos coronavírus humanos. Em 2003 foram relatados casos de pacientes com SARS CoV que apresentaram LCR (Liquor) positivo e em 2016 um estudo evidenciou que 12% das crianças internadas com encefalite aguda apresentavam IgM anti-CoV. Diversas publicações têm relatado as manifestações neurológicas do COVID-19 como cefaléias, encefalopatia necrotizante hemorrágica, encefalite, convulsões, AVC, Síndrome Guillain-barrè, dentre outras que iremos destacar a seguir.

PARA LEITURA COMPLETA DA MATÉRIA CLIQUE NO LINK ABAIXO:

https://www.linkedin.com/posts/sel-servi%C3%A7oespecializadoemliquor_covid-19-e-sistema-nervoso-o-que-sabemos-activity-6669332418303938560-bOyQ

 
Voltar ao topo

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso e, ao navegar, você aceita essa condição.

Política de Privacidade | Política de Cookies

WhatsApp